Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CUIDADOS RELEVANTES À SAÚDE DO SEU GATO:



ALIMENTAÇÃO E SUA FORMA DE ADMINISTRAÇÃO:

Oferecer aos gatos alimentos industrializados (rações secas) de boa qualidade. Significa que o produto deve ser completo, balanceado e com o seu conteúdo mineral controlado. A digestibilidade deve ser boa para reduzir a perda de água nas fezes. Deve -se alimentar o gato de preferência ad libitum ou dividir a quantidade diária recomendada pelo fabricante em no mínimo 4 refeições, para que haja diminuição do pico da onda alcalina pós-prandial. Alguns produtos disponíveis no mercado são muito palatáveis e, portanto, deve-se sempre respeitar a quantidade diária de alimento recomendada na embalagem para evitar que o gato coma demais e torne-se obeso.

COM RELAÇÃO A INGESTÃO DE ÁGUA

Oferecer bastante água limpa e fresca. Os proprietários devem estr alertas para assegurar uma ingestão adequada de água. Alguns gatos preferem beber água corrente ao invés de beber em vasilhas. Nestes casos é recomendado deixar a torneira pingando para que o gato não deixe de ingerir água. Também é recomendo colocar mais de um bebedouro em locais diferentes da casa.

BANDEJA SANITÁRIA, CAIXA DE DEJETOS, ETC.

Devem estar limpas e, de preferência, com areia sanitária granulada de qualidade que absorve instantaneamente a urina formando torrões. Gatos com acesso restrito ao exterior devem ter bandejas sanitárias disponíveis sempre limpas e em número adequado à quantidade de gatos residentes. Por serem animais extremamente higiênicos, os gatos evitam utilizar bandejas sujas ou que estejam colocadas perto do local onde recebem o alimento.

ESTRESSE E SEDENTARISMO

Fatores estressantes como passeios de carro , ambientes agitados e barulhentos e mudanças na rotina da casa devem ser evitados. A estimulação com brinquedos interativos (bolinha, varinha de pescar) é saudável e evita o sedentarismo. Animais castrados também tendem a ser mais sedentários e obesos.

O texto acima foi parcialmente copiado do Manual das Doenças do Trato Urinário Inferior dos Felinos (FLUTD) da Walthan.

Agradecimentos: Clube do Gato SP

0 comentários:

Postar um comentário

Junte-se ao Animal Veter através da subscrição do seu email: