Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GIARDÍASE



Os médicos veterinários podem ser questionados a respeito dos aspectos relacionados com a doença em seres humanos, além dos cuidados com os animais e os aspectos da transmissão e prevenção.

A Giardíase Canina é uma das causas mais comuns de problemas intestinais em cães e seres humanos. É uma doença causada por um protozoário flagelado, Giárdia lamblia que infecta o intestino delgado de cães e outros mamíferos, incluindo o homen. No mundo todo, cerca de 250 milhões de pessoas apresentam giardíase sintomática, estimando-se que ocorram 500.000 novos casos por ano(OMS, 1996). Como muitos animais, incluindo os de estimação (como cães e gatos), também são infectados por Giardia, eles podem tornar-se uma fonte da doença para humanos.

Em cães os principais sintomas são diarréias, vômito, depressão e perda de peso.

Uma vez instalada a doença, o animal fica mais suscetível a outras enfermidades mais graves e até fatais.

A infecção ocorre quando o animal ingere o cisto (forma em que o protozoário se encontra nas fezes), seja através do contato com outros animais como pela água e outros alimentos contaminados. É importante lembrar que os seres humanos também podem desenvolver a doença e, neste caso, hábitos de higiene e programas anuais de vacinação dos cães são fundamentais para a proteção de toda sua família.

O controle esta diretamente relacionado as Boas Práticas de higiene ambiental.

Os cistos de Giárdia sobrevivem no ambiente e, desta forma, são fonte de contaminação e principalmente reinfestação para os cães, sobretudo de canis.

A remoção imediata das fezes limitará a contaminação ambiental.

Os cistos são inativados pela maioria dos compostos de amônio quaternário, água sanitária, vapor e água fervente.

Os cistos contaminam também os pêlos dos cães, representando uma fonte de infecção, principalmente para as pessoas que tem um contato mais freqüente com seus animais.

0 comentários:

Postar um comentário


Junte-se ao Animal Veter através da subscrição do seu email: