Toxoplasmose, o que é?
A toxoplasmose é uma doença causada por um microorganismo, protozoário denominado Toxoplasma gondii, que pode infestar o homem e a maior parte dos animais.
Uma grande parte da população humana já contactou com a doença, ultrapassou-a sem sequelas e ficou imune para toda a vida.
De entre os mamíferos susceptíveis de contraírem a doença apenas os gatos podem excretar este parasita e, por esse motivo, transmitir a toxoplasmose diretamente ao homem.
Não se esqueça, apenas o gato, não o cão!
No entanto, se possuir um gato em sua casa o risco de contrair a doença não aumenta significativamente. Os gatos infectados só são transmissores da doença por um período de 3 semanas, período este que se inicia entre os 3 e os 10 dias após a ingestão de alimentos infectados. Depois, como acontece com os humanos, desenvolvem imunidade e deixam de ser infestantes.
Em resumo, o risco de você contrair a doença é mínimo mesmo tendo em sua casa um gato como companheiro, principalmente se ele estiver a ser corretamente alimentado com uma boa ração.
O consumo pelos humanos de carne mal passada ou a manipulação frequente de carnes frescas apresenta, provavelmente, um risco superior de contágio que a existência de um felino em casa.
Os gatos contraem a toxoplasmose somente se caçarem e comerem presas vivas infectadas (por exemplo ratos) ou se comerem carne mal cozida ou crua.
Dê sempre ao seu gato uma ração de qualidade adaptada às suas características. Consulte sempre o Médico Veterinário!.
Toxoplasmose e gravidez
Não precisa de se livrar do seu gato!
Para evitar esta doença e muitas outras a que uma grávida está sujeita deve seguir os conselhos do seu Médico, cumprir as regras de higiene e comer os alimentos sempre bem cozidos.
Estou grávida, que riscos corro?
Poucos. Em primeiro lugar precisa de saber se é ou não imune à doença. Se não for, contrair a toxoplasmose é prejudicial ao embrião principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez. Mas não se esqueça que a maioria das mulheres e provavelmente também você, só sabem que estão grávidas ao 2.º mês de gestação, portanto, o eventual risco é de só mais um mês. Por outro lado, se convive com o seu bichano há anos e continua sem anticorpos para a toxoplasmose, então é muitíssimo provável que ele também nunca tenha contactado com a doença. Ou seja, tenha calma e não se alarme.
Que cuidados devo ter se estiver grávida?
Como se disse, deve seguir as orientações do seu Médico e do Médico Veterinário assistente do seu animal de companhia, mas poderá ter adicionalmente algumas precauções:
- Lavar bem as mãos sempre que limpar a "caixa" do gato e sempre que mexer em gatos;
- Lave bem as mãos após ter estado a fazer jardinagem, pois a forma infectante do parasita permanece viável por muito tempo na terra e pode ter defecado nessa zona um gato em fase transmissora;
- Coma sempre carne bem cozida;
- Beba sempre leite pasteurizado.
LINK EXTERNO: AQUI
0 comentários:
Postar um comentário