Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

"VIRA LATA" INTELIGENTE!

 
Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen e de Naiper, na Escócia, sugere que cachorros vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree.
A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nato de até 30 pontos. A média entre os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura.
De acordo com os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidades do que os cachorros com pedigree.
O estudo indica ainda que dos 10 cachorros que apresentaram melhor desempenho nos testes, sete eram vira-latas.
“Ser um cachorro de raça pura não melhora a inteligência”, diz David Smith, que liderou o estudo. “O risco de ter problemas médicos também diminui para os vira-latas”.
Em um dos testes, os cientistas escondiam um osso embaixo de uma lata para observar se os cães conseguiam identificar que o objeto ainda existia. Em outro teste, os cachorros tiveram que encontrar a saída de um labirinto.
O cachorro mais inteligente foi uma mistura das raças Collie e Spaniel, que atingiu nota máxima em todos os testes. O segundo lugar foi ocupado por quatro cães com raças misturadas.

FONTE: http://nickmartins.com.br/atualidades/?p=5786
Leia Mais

"VIRA LATA" SIM! ... COM MUITO ORGULHO!!!



Vira-lata é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD, como são geralmente referenciados em textos veterinários.
O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de resíduos em procura de algum alimento.
Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças.

Os SRD, por outro lado, são todos os cães e gatos que não têm origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.
Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.

Leia Mais

quinta-feira, 15 de julho de 2010

GATOS SÃO TÃO DRAMÁTICOS !!!


Essa recebi por email de uma amiga da época de faculdade. Ela, uma amante inveterada dos felinos, do outro lado, eu os ignorava... sempre disse que felino não é bicho...é quase humano! Bom... está aí a prova incontestável que adoram dramatizar as mais diversas situações!!! Principalmente se os favorecem...
Obrigado Rackhel Sabhaynni !!!
Leia Mais

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CIRURGIAS ESTÉTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS



Resolução CFMV nº 877, de 15 de fevereiro de 2008.
Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária.

" RESOLUÇÃO Nº 877, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008
Dispõe sobre os procedimentos cirúrgicos em animais de produção e em animais silvestres; e cirurgias mutilantes em pequenos animais e dá outras providências.
CAPÍTULO IV - CIRURGIAS ESTÉTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS 
Art. 7° Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas. 
§1° São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: conchectomia e cordectomia em cães e, onicectomia em felinos. 
§2° A caudectomia é considerada um procedimento cirúrgico não recomendável na prática médico-veterinária. 
Art. 8° Todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados respeitando o previsto nos Artigos 2º e 3º desta Resolução."

A busca pela estética parece ter alcançado até mesmo os amados bichinhos de estimação. Não são raros nas prateleiras de pet shops, cosméticos para cães e gatos, sem contar nas roupinhas, acessórios e cia. O problema é quando o ideal de beleza vai além, fazendo com que os donos submetam seus animais a procedimentos cirúrgicos duvidosos. Para manter o chamado padrão de certas raças, como o Pit Bull, por exemplo, muitos cortavam as orelhas e até a cauda de seus cães. Felizmente, cirurgias com fins puramente estéticos estão proibidas desde 2008, com a resolução publicada em Diário Oficial pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Segundo o texto "ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas". A lei aplica-se também a retirada das unhas de gatos e das cordas vocais de cães. Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, explica que o número de clientes que procuram o hospital em busca desse tipo de serviço vem caindo, principalmente devido à seriedade de estabelecimentos que se negam a realizá-los. “Quando os clientes descobrem que tais intervenções cirúrgicas (as estéticas) são contra a lei, eles espalham para outras pessoas, facilitando a conscientização coletiva.”

Cirurgia plástica corretora

Ainda sim, alguns criadores apresentam resistência quanto à proibição das cirurgias estéticas, mas felizmente, existe um tipo de cirurgia plástica extremamente benéfica e recomendada: aquelas que visam à saúde e bem-estar dos bichinhos. Segundo Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Pet Care, os casos mais comuns são as correções de pálpebra, para eliminar problemas como entrópio (pálpebra virada para dentro em direção à córnea) ou ectrópio (pálpebra virada para fora). A doença é muito comum em raças como Shar Pei, Chow Chow, Pug e nos gatos Persas.
Outros casos nos quais são necessários procedimentos cirúrgicos são os acidentes como atropelamentos, brigas ou queimaduras. Nessas situações é preciso realizar enxertos de pele. O veterinário Mário Marcondes também aponta a cirurgia reconstrutora como uma importante aliada na correção de problemas mais graves. “Se o animal sofre um acidente e perde parte da mandíbula, por exemplo, pode-se realizar uma cirurgia plástica reconstrutora da região para que o animal possa posteriormente voltar a se alimentar normalmente”.
Ainda no grupo de problemas que precisam de cirurgia plástica corretora figuram as pálpebras caídas, provocadas pelo excesso de pele na região da testa, e a dobra labial caída, muito comum na raça Cocker Spaniel, e que causa muita dor e dermatites no local. No primeiro caso, utiliza-se lifting para levantar a pele da testa e até mesmo a aplicação de botox. Já no segundo caso corrige-se o problema com a retirada dessa dobra, formada, geralmente, no lábio inferior. 
Para finalizar, os especialistas ressaltam que as cirurgias corretoras, por mais simples que pareçam, ainda devem ser tratadas como um procedimento cirúrgico sério, incluindo todos os cuidados durante o pós-operatório dos bichinhos. É preciso, além dos curativos, colocar um colar protetor para que o animal não morda os pontos, bem como a medicação à base de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.


FONTE: PETMAG

Leia Mais

ENZIMOLOGIA VETERINÁRIA

A

Os médicos veterinários têm procurado meios auxiliares para avaliação e diagnóstico que ofereçam informações cada vez mais precisas com o menor transtorno ao animal e seu proprietário. A enzimologia tem se apresentado como uma boa alternativa quando usada em conjunto com outros exames, ou mesmo isoladamente. Várias enzimas são rotineiramente utilizadas na avaliação nutricional e no diagnóstico e prognóstico de doenças. Além delas, outras tantas têm sido estudadas e vão sendo incorporadas aos poucos no dia a dia do médico veterinário, constituindo-se ferramentas valiosas no exercício da profissão. 

A enzimologia clínica surge como um meio de desenvolver e utilizar exames clínicos que ofereçam o máximo de informação com o mínimo de invasibilidade, auxiliando no diagnóstico de doenças, no prognóstico de quadros clínicos diversos e na avaliação do estado nutricional dos pacientes.  

ANEXOS: (clique para download)



Leia Mais

quarta-feira, 7 de julho de 2010

VETERINÁRIOS NO DIVÃ


Nas andanças pela internet, acabei por descobrir um "LIVRO VIRTUAL", um Blog sensacional dirigido aos profissionais Veterinários! Uma forma de aprender além dos muros da Faculdade! Não poderia deixar de compartilhar com os colegas tamanha preciosidade. O site disponibiliza uma gama de informações desde o juramento do Médico Veterinário, Reflexões na Veterinária, Medicina Veterinária Holistica, Musicoterapia Animal, Homeopatia Veterinária,  Aromaterapia Veterinária dentre vários temas, além de E-books. FANTÁSTICO!
Clique no Link e desfrutem...


Agradecimentos : Safih Quelbert
Leia Mais

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A "IDADE HUMANA" DO SEU CÃO ou A SUA "IDADE CANINA"!!!

Muita gente sempre me pergunta a relação da idade do seu cão  à humana.
Bom, para mim isso é um pouco indiferente, por que existem outros fatores que agem diretamente na idade do ser humano, como estresses, alimentação, sedentarismo, etc, assim como na idade do cão.
Não acredito na correspondência direta entre essas duas coisas, mas a título de curiosidade, encontrei essa tabela e resolvi postar aqui...
Obs:Vale muito mais todos os cuidados necessários como boa dieta, vacinação, desvermifugação e muito carinho
para que seu amigo tenha uma vida longa, saudável e feliz ok? Com certeza o retorno que ele te dará, aumentará e muito a sua expectativa de vida também!!!


Leia Mais

CASTRAÇÃO (esterilização): SIM OU NÃO???

Para os donos de animais de companhia que não querem seus bichos em reprodução, a castração é a melhor alternativa para prevenir o nascimento de filhotes não desejados (acasalamentos acidentais) e evitar, a partir da juventude dos animais, o aparecimento de doenças na terceira idade, originários do efeito dos hormônios sexuais.Além disso, ajuda no controle populacional dos cães de rua!!!
Até alguns anos, acreditava-se que a castração precoce poderia interferir no crescimento dos animais e só se fazer a sua indicação ao término do crescimento. Atualmente já se sabe que a castração não interfere no desenvolvimento e a cirurgia é mais simples e mais segura nos jovens, que sofrem um trauma cirúrgico menor e apresentam uma recuperação mais rápida.
Além disso, a castração precoce impede o aparecimento de comportamentos característicos de machos ou fêmeas íntegras, permitindo desfrutar a terceira idade de forma mais saudável para esses animais. A possibilidade de engorda excessiva após a castração é facilmente controlável com o uso de alimentação adequada e deixa de ser problema na terceira idade.

Alterações provocadas pela castração

1) - Machos
Comportamentais:
  • Menor agressividade: cães e gatos mais dóceis, correndo menos riscos de se machucarem em brigas com outros animais ou ataques a pessoas.
  • Não fazem marcação de território.
  • Não sentem necessidade de sair de casa, evitando, assim, brigas por disputa de fêmeas em cio e evitando atropelamentos.

Do ponto de vista clínico:
  • Evita o aparecimento de alterações de próstata.
  • Evita o aparecimento de tumores em hormônios dependentes.
  • Permite um prolongamento da vida do animal até idades mais avançadas.

2) - Fêmeas
Comportamentais:
  • Ausência do cio.
  • Redução da agressividade.
  • Evita o aparecimento de falsas gestações.

Do ponto de vista clínico:
  • Prevenção de gravidez de risco: na terceira idade a gravidez é sempre de risco.
  • Abole o risco de inflamações de útero, doenças ovarianas e tumores hormônio dependentes, prolongando a terceira idade com qualidade.


Escrito por:
Dr. Osvaldo Pasqualin
Focinhos (Editora Peixes), BR
www.focinhos.com.br

 
Fonte: AMORCÃO
Leia Mais

COMIDA DE CACHORRO

Ossos de galinha, sobras de comida, pão, quitutes, doces, etc. são atrativos para os animais, devido ao sabor e cheiro. MAS ISSO NÃO É "COMIDA DE BICHO"!
São vários os casos que atendemos em nossos consultórios de diarréias, vômitos e animais debilitados consequentes da alimentação inadequada. Muitas vezes os proprietários, por desinformação creem que essses quitutes fazem parte da dieta dos animais, e é claro que o sabor e o aroma desperta o interesse e apartir daí, os cães e gatos podem ficar seletivos e não aceitarem (ou com alguma dificuldade) rações.
Porém, com o tempo, começarão os problemas nutricionais.
Portanto "COMIDA DE BICHO É RAÇÃO", que contem de forma equilibrada todos os nutrientes necessários a dieta animal, além da praticidade de administração!
Em alguns casos, como auxiliar em algum tratamento e a critério veterinário, pode ser feita a dieta de peito de frango, arroz etc.
Quanto as frutas e verduras, algumas podem sim dar ao seu animalzinho como cenoura (crua é melhor!), frutas ( exceto as cítricas) e legumes que podem ser cozidos, mas nunca adoçadas ou temperadas. Converse com o Veterinário de seu bicho ok?
Uma certa vez atendi uma cadelinha da raça Yorkshire, muito bem tratada por sinal: pesava 4,5kg!!!. Conversando com a proprietária, ela negou qualquer alteração na dieta, me informou que a ração era a mais cara do mercado, ração importada, blá, blá, blá... em um dado momento, a cadelinha vomitou em cima da mesa: alem da "ração importada", percebi pão de queijo, carne e pasmem: uma bala de chicletes!!! Não precisa dizer o discurso que eu fiz, quem me conhece sabe que eu xingo mesmo! A proprietária, essa coitada, ficou mais vermelha que pimentão! 
Voltando ao princípio: "COMIDA DE BICHO É RAÇÃO!" e tenho dito!
Leia Mais

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PRA RELAXAR...!!!

São essas e mais outras que passamos nos consultórios...
Leia Mais

Junte-se ao Animal Veter através da subscrição do seu email: